Os nossos Valores

O nosso colégio caracteriza-se por um modelo próprio, assente em quatro princípios estruturantes:

1. Educação Personalizada

2. Formação Completa

3. Qualidade de Educação

4. Interatividade e interajuda envolvendo Escola/ Pais/ Alunos

Destes princípios, resulta uma matriz ampla e coerente, baseada em objetivos definidos num processo integrado e harmónico, que se traduz num guia do trabalho de Pais, Professores e Alunos, no âmbito curricular e extracurricular. Para tanto, o Colégio dispõe de uma estrutura, na qual se articulam as atividades docentes com as de formação integral, sempre em comunhão permanente com a Família.Deste trabalho conjunto, resulta uma coerência de esforços na educação individual de cada aluno. Sem uma harmonia real entre a Escola e a Família, não seria possível o enraizamento coerente de Valores fundamentais, basilares à saudável afirmação na vida escolar, no acesso ao saber, à profissão, à cultura e ao indispensável exercício da cidadania e da liberdade.

O Colégio Machado Ruivo, embora tendo o maior respeito pela liberdade de consciência, orienta-se doutrinal e eticamente pela fé cristã, cabendo, sempre, aos Pais, o direito à definição da educação religiosa dos seus Filhos. É opinião do CMR que a Família e a Escola devem unir esforços para que a Criança tenha a possibilidade de realizar um desenvolvimento pessoal integral, que abarque todas as dimensões do desenvolvimento do ser humano e que contemple todos os seus aspetos psicomotores, cognitivos, emocionais e sociais. Assim, o Projeto Educativo desenvolvido nesta escola tem programas flexíveis, gerais e abrangentes, dado que inclui a possibilidade de desenvolvimento de diversas abordagens educativas, de acordo com as capacidades e a natureza individual de cada aluno. Não se pretende que o Projeto Educativo se centre unicamente na formação escolar obrigatória, mas que também garanta à criança contacto com a cultura e lhe forneça os instrumentos que lhe serão úteis no processo contínuo de aprender.

No nosso Colégio, toda a atuação educativa segue os seguintes Valores prioritários como regras de conduta:

1. Fomentar o respeito pessoal

2. Fomentar o respeito pelo outro

3. Fomentar o sentido de dever

4. Fomentar o sentido de liberdade

5. Fomentar e estimular as capacidades individuais

6. Fomentar e estimular a capacidade de trabalho

7. Fomentar o espírito de equipa

8. Fomentar o espírito crítico

À preocupação em dar aos alunos uma sólida formação e educação aliou-se uma inteligente e criteriosa orientação do  ensino.